MELHOR TEXTO SOBRE ALIMENTAÇÃO CALOPSITAS ~ Mais que um pássaro, um amigo!












.























Obrigado pela visita! Aproveitamos a oportunidade para informar que a partir do mês de JULHO/2014 nossos preços serão reajustados. As calopsitas terão preço mínimo de R$ 150,00. Esta alteração é visando continuar mantendo a qualidade e a confiabilidade no tratamento e manuseio das aves. Sabemos o quanto elas são importantes para todos cuidam das mesmas antes e após o acordo comercial (venda). Entregar alegria é e sempre será nosssa missão.











segunda-feira, 17 de março de 2014

MELHOR TEXTO SOBRE ALIMENTAÇÃO CALOPSITAS

Dê Frutas, Verduras e Legumes ao seu amiguinho: Prefira sem agrotóxicos.

DEVEM SER DADOS CRÚS: Couve (à vontade), jiló, catalônia, almeirão, cenoura, beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula, abobrinha, bróculis, couve-flor etc.

DEVEM SER DADOS COZIDOS: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi-torradas).
Milho verde: 1 vez por semana (cozido - nunca dê cru). Por que não dar milho crú? Entre outros fatores, o milho crú deixa o intestino susceptível à bactérias e pode também facilitar o desenvolvimento de coccidiose.

Ovos: Periodicamente. Muito bem cozidos. Massacre nas mãos , gema e clara. Uma boa opção é dar farinhada de ovos ao invés de ovos cozidos (compra em pet shop). O risco de contaminação é menor.

FRUTAS: Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão (com as sementes), banana (com a casca), melancia (com as sementes), . Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá-los retire as cascas e as sementes das frutas.

Frutas, verduras e legumes, com ou sem agrotóxicos, devem ser lavados com HIDROSTERIL, pois hidrosteril tem em sua composição o Permanganato que é ativo contra Giárdia. Por que esterilizar com hidrosteril? Lembrem-se que, desde a colheita até o momento em que você adquire a fruta, verdura ou legume, ela passa pela mão de muita gente. Pense: Será que esta gente lavou a mão depois que foi ao banheiro? E lá na fazenda onde está a plantação? Esta verdura não levou uma mijadinha de cachorro? Não levou também uma cagadinha de pomba? Tudo isto traz contaminação, portanto... Lave, esterilize as verduras, legumes e frutas!

Se seu amiguinho não gosta de frutas você pode obrigá-lo a comer sem fazer força. Como? Pegue a fruta, massacre na água de beber, coe e coloque no bebedouro. Lembre-se de trocar esta água com frequência! Deixe no máximo por 3 horas. Uma boa saída é não deixar água disponível durante a noite, assim pela manhã, eles vão estar com sede e tomar seu suquinho, mas se você é um dono apressado ou esquecido, não faça isto, pois você pode sair e não deixar água e eles morrerem de sede.

Como acostumar sua ave a comer verduras e legumes? Pique as verduras ou legumes e coloque no fundo da gaiola misturadas com sementes. Calopsitas adoram ciscar e quando forem ciscar as sementes acabarão por comer as verduras.

Você pode também fazer um colar de frutas, verduras e legumes com um barbante. Ponha pedaços de cores diferentes... Por exemplo: um pedaço de cenoura e sem seguida um pedaço de bróculis e daí por diante. Amarre o colar na gaiola e deixe lá. Seu amiguinho com certeza vai querer brincar com o colar e vai acabar comendo.

Cálcio e Proteína: Muita gente para suprir sua calopsita de cálcio costuma dar queijo branco e para suprir as proteínas costumam dar ração de cachorro. Oras... Isto é um erro! Vejamos porque:
Cálcio: A maioria de rações possuem um teor de cálcio e, normalmente, as pessoas colocam uma ossiba no viveiro. Isto já supre a ave de cálcio não havendo necessidade de dar queijo branco que é derivado de leite e... As aves não toleram bem o leite, pois não têm no organismo a enzima necessária para digerir o leite. Portanto... Queijo branco, além de desnecessário, não é uma solução muito adequada.

Proteína: Há quem costuma dar ração de cachorro para suplementar a ave de proteína... Prática esta inadequada, porque: Se a ave já consome farinhada de ovos, já está consumindo proteína necessária, sem contar que, na maioria de rações também já existe um teor de proteínas.

Ofereça cartilagem de tubarão. Sempre! (Deixar disponível na gaiola). Pedras de cálcio não são uma boa, pois contêm gesso e pode prender o intestino de sua ave.

Sementes: prefira as que tenham boa procedência. Leiam abaixo o ítem “Ração Própria para Calopsitas”.

Ração própria para calopsitas. Escolha as que estejam embaladas e que tenham procedência. Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro.Peneire 2 vezes por dia e troque a ração, pelo menos , uma vez por semana.
Se sua calopsita come só sementes, você pode reforçar a alimentação dela usando: farinhada, papa de ovo, mix de frutas, etc. Uma boa opção também é:
Neston flocos: apenas 1 vez por semana para não engordar sua ave. Neston contém vitaminas diversas.

Ração Extrusada é indicada, no entanto leve em conta os fatores:
Ao optar por ração extrusada não retire de uma vez as sementes. Faça em processo gradual. Ofereça na primeira semana 1/3 de extrusada e 2/3 de sementes. Na segunda semana 2/3 de extrusada e 1/3 de sementes. Nunca coloque extrusada e sementes no mesmo comedouro, pois a umidade é diferente.
Pense bastante. Reflita se você deve mesmo dar APENAS ração extrusada para sua calopsita. Lembre-se de que é da natureza da ave comer sementes e pondere também que as sementes você sempre vai encontrar em algum lugar. Será que os fabricantes sempre irão manter a produção e fornecimento de extrusada? Além disto, tome cuidado ao comprar. Verifique a validade e examine se a ração não tem bolor ou qualquer outra anormalidade.

Água... Água!!! Que tal água limpa para beber? Bommm... né? Você não toma água suja... Toma? Então troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia, tá?

ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS: Alface (provoca diarréia), Agrião (irrita as mucosas do estômago e do intestino. Principalmente os Psitacídeos toleram mal o agrião).Fermentados (pão, bolo, etc.). Leite (as aves não possuem no organismo a enzima que processa o leite).

TÓXICOS PARA PÁSSAROS: Álcool , café, chocolate, pêssego, cereja, figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia, cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalípto , feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.

Lendas: Pão e café com leite faz bem para calopsitas. Não é verdade! Café é tóxico e elas não digerem bem o leite.
Pimenta faz calopsita falar. Não é verdade! Calopsitas falam quando são pegas desde pequenas e são criadas sozinhas (sem outras calopsitas) com seus donos. Elas os assumem como se fossem do bando e, por isto, aprendem a falar.


Retirado da internet (Melhor texto sobre alimentação que encontrei e sigo esta dieta).

0 comentários :

Postar um comentário

Passe mouse em cima da FOTO