Reportagem retirada do Site Globo.com
Ave estava machucada quando foi encontrada pelos alunos no parquinho. Pássaro foi adotado por professora que o alimentou com papinha na seringa.
Os alunos da educação infantil de uma escola municipal do bairro Cruzeiro do Sul, em São Carlos (SP), adotaram uma calopsita como mascote. O pássaro foi encontrado pelas crianças no parquinho, em abril do ano passado, todo machucado. Hoje, saudável, ele ajuda no aprendizado e na socialização da turma.
“As crianças se tornam mais calmas, não correm tanto porque têm medo de pisarem nele. E ele acaba sendo tema das aulas também. O convívio com os alunos é muito bonito, muito legal. Além disso, é emocionante, ver o jeito que ele estava e ver como está hoje”, relatou a professora Rita de Cássia Spina Gomes, que adotou o pássaro e o alimentou durante quatro meses com papinha de ovo em uma seringa. “Ele tinha as asinhas machucadas e os pezinhos são defeituosos”, contou.
A calopsita foi batizada de Kiko. Os alunos escolheram o nome por meio de uma lista e de votação. “Cada criança trouxe um nome e no final restaram três. Desses, eles mesmos decidiram por Kiko como nome mais bonito”, explicou Rita. Segundo ela, a ave se sente à vontade na sala de aula e já está habituada ao ambiente.
A ave corre de sala em sala, fica no refeitório e é tema para muitas aulas, como na hora de ensinar o alfabeto e na contação de histórias. As calopsitas são normalmente dóceis e se dão bem com qualquer pessoa.
A nova estagiária da escola foi recebida muito bem pelos alunos e pelo Kiko. “As crianças adoram ele na sala e ele realmente favorece o desenvolvimento e a interação com o que é importante e muito bom”, disse Talita Cordeiro da Cruz.
A garotada se diverte com o mascote. “Porque ele é bonitinho e legal”, comentou a aluna Bianca Arruda de 5 anos.
0 comentários :
Postar um comentário